2018.2

Grupo de Pesquisa em Direito, Complexidade e Meio Ambiente (Ecomplex) – Calendário 2018.2

25 de Agosto – Encontro 01

Apresentação do grupo, acolhida aos novos membros, exposição da metodologia a ser utilizada e divisão dos textos entre os pesquisadores.

29 de Setembro – Encontro 02

Bases da transdisciplinaridade no Direito: MARTÍNEZ, Ana Cecília Espinosa. Abrir los saberes a la complejidad de la vida: nuevas prácticas transdisciplinarias em la universidad. Puerto Vallarta, Jalisco, México: CEUArkos, 2014. – capítulo II.

Análise e discussão da delimitação do tema e da problematização dos artigos / resumos expandidos.

20 de Outubro – Encontro 03

Direito, educação e tecnologia: BRUCH, Kelly Lissandra; GOULART, Guilherme Damasio. Tecnologias da informação e comunicação, o ensino do direito e o papel do professor. Anais do 3º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede. Programa de pós graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria. 3ª edição, 2015, GT7 – Temas emergentes em Direito e Informática sob a ótica da sustentabilidade. Disponível em: http://www.ufsm.br/congressodireito/anais. Acesso em: 18.ago.2018.

Artigo em PDF.

Análise e discussão da pergunta de partida, justificativa, objetivos, metodologia e hipótese dos artigos / resumos expandidos.

17 de Novembro – Encontro 04

Direito e ecologia: CAPRA, Fritjof; MATTEI, Ugo. A revolução ecojurídica: o direito sistêmico em sintonia com a natureza e a comunidade. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora Cultrix, 2018. – prefácio e introdução.

Apresentação e discussão do projeto de artigo / resumo expandidos (problematização, justificativa, objetivos geral e específicos, metodologia, estruturação do sumário e levantamento bibliográfico inicial)

01 de Dezembro – Encontro 05

Direito sistêmico: OLDONI, Fabiano; LIPPMANN, Márcia Sarubbi; GIRARDI, Maria Fernanda Gugelmin. Direito Sistêmico: aplicação das leis sistêmicas de Bert Hellinger ao direito de família e ao direito penal. Joinville, SC: Manuscritos Editora, 2017. – capítulo 1.

Apresentação e discussão da primeira versão dos artigos / resumos expandidos.