O primeiro encontro de 2018 foi destinado a uma apresentação do grupo, acolhida aos novos membros, exposição da metodologia a ser utilizada e divisão dos textos entre os pesquisadores.
Neste semestre serão estudados alguns textos sobre o Pensamento Complexo e a Carta Encíclica do Papa Francisco, Laudato Sí, que desperta profundas reflexões sobre os cuidados com a Casa Comum, isto é, o Meio Ambiente.
O Grupo de Estudos “ECOMPLEX: Direito, Complexidade e Meio Ambiente” lançou edital para seleção de membros.
O ECOMPLEX é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Germana Belchior e possui as seguintes linhas de pesquisa:
Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade: busca investigar acerca do pensamento complexo e suas consequências para o conhecimento científico do Direito e o diálogo de saberes. Tem como pergunta de partida: Como e em que medida o pensamento complexo influencia os saberes no Direito?
Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental: pretende investigar como o Direito Ambiental influencia a formação de uma nova epistemologia jurídica sob a óptica do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Quais são os fundamentos de uma epistemologia jurídico-ambiental?
Complexidade e Ensino Jurídico: intenta investigar sobre a necessidade premente de transformações no ensino jurídico em virtude do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Qual é a repercussão do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito?
Ver todos posts por grupoecomplex