Na última sexta-feira (28 de setembro de 2018) no auditório do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) ocorreu a palestra intitulada “Justiça Restaurativa Sistêmica e Cultura de Paz” com a Profa. Márcia Sarubbi Lippmann da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Durante a palestra a Profa. Márcia sensibilizou a plateia quanto à necessidade de um novo olhar para o Direito, aplicando uma visão sistêmica aos conflitos judiciais e extrajudiciais, para resoluções “além do papel” que tenham efetividade prática na vida das pessoas. Dentre as diversas abordagens sistêmicas as constelações familiares (de Bert Hellinger) têm mostrado resultados consistentes na práxis.
A palestra contou com a presença dos responsáveis pelos grupos de estudos e de pesquisas do curso de Direito da UNI7: Profa. Germana Belchior do Ecomplex (Grupo de Pesquisa em Direito, Complexidade e Meio Ambiente), Prof. João Alfredo da AJUP (Assessoria Jurídica Popular em Direitos Humanos) e Prof. Helio Leitão do Liberte-se.
Também, contou com a palavra das idealizadoras do “Programa Olhares e Fazeres Sistêmicos no Judiciário Cearense” da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) do Fórum Clóvis Beviláqua, a advogada Ana Tarna dos Mendes Santos e da psicóloga Socorro Fagundes que ressaltaram a importância da temática para a ressocialização dos cumpridores de pena e principalmente a acolhida do Programa pela juíza Maria das Graças Almeida de Quental. Finalizaram, convidando todos a visitarem o projeto.
Diante desta nova temática, para disseminar ainda mais a abordagem da Justiça Sistêmica, foram sorteados alguns livros da palestrante, intitulados: “Direito sistêmico: aplicação das leis sistêmicas de Bert Hellinger ao direito de família e ao direito penal”; “Constelação sistêmica na execução penal: metodologia para sua implementação”; “Um novo olhar para o conflito: diálogo entre mediação e constelação sistêmica” e “Justiça Restaurativa Sistêmica”.