4º Encontro de 2019.2

Por Mariana

No quarto encontro do grupo estavam presentes a professora Germana, Iasna, Karla, Mariana e Raynara. Resolvemos sair da sala de aula e formos nos reunir no jardim da UNI7, ainda com recordações do último encontro onde ocorreu no parque Adail Barreto. A priori, houve inicialmente uma conversa acerca dos temas de pesquisa que estamos com interesse e a possibilidade de relacioná-los com temas de pesquisa dos demais integrantes do grupo, sempre exaltando e incentivando a importância da produção científica constante.

Foi discutido o capítulo 03 do livro Cursos de Direito do Brasil do professor Horácio. Mariana e Raynara ficaram responsáveis pela coordenação do encontro. Por sua vez, Mariana selecionou principais pontos em relação aos conteúdos e as competências que integram os componentes obrigatórios dos cursos de Direito. Foi destacado a importância da sólida formação geral e humanística. Salientando também outros pontos indispensáveis como desenvolver a cultura do diálogo, aceitar a diversidade e o pluralismo e por último exercer o direito e prestar a justiça. Observando também a atuação do Direito Ambiental aliado a educação conjunta dos estudantes jurídicos.
Por fim não houve o lúdico, mas terminamos nosso dia com forte abraço e combinado o dia do próximo encontro.

Autor: grupoecomplex

O Grupo de Estudos “ECOMPLEX: Direito, Complexidade e Meio Ambiente” lançou edital para seleção de membros. O ECOMPLEX é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Germana Belchior e possui as seguintes linhas de pesquisa: Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade: busca investigar acerca do pensamento complexo e suas consequências para o conhecimento científico do Direito e o diálogo de saberes. Tem como pergunta de partida: Como e em que medida o pensamento complexo influencia os saberes no Direito? Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental: pretende investigar como o Direito Ambiental influencia a formação de uma nova epistemologia jurídica sob a óptica do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Quais são os fundamentos de uma epistemologia jurídico-ambiental? Complexidade e Ensino Jurídico: intenta investigar sobre a necessidade premente de transformações no ensino jurídico em virtude do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Qual é a repercussão do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito?

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