Convite para o lançamento da obra coletiva “Direito, Complexidade e Meio Ambiente: olhares para a contemporaneidade”

É com muita alegria que convidamos a todos para lançamento do e-book do Ecomplex que ocorrerá durante a XIX Semana UNI7 de Direito. O lançamento será nesta quinta, 19/11/2020, às 17h, no canal do Youtube da Uni7.

O e-Book que se apresenta, “Direito, complexidade e meio ambiente:
olhares para a contemporaneidade”, é expressão das pesquisas desenvolvidas no Ecomplex, grupo de pesquisa coordenado pela Professora Doutora
Germana Parente Neiva Belchior, do Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7,
que completa 04 (quatro) anos de atividades.

A obra diz muito sobre o dinamismo das atividades desenvolvidas no
Ecomplex, a partir da provocação de sua coordenadora, pesquisadora dedicada às temáticas do Direito Ambiental e do Ensino Jurídico, que muito tem
se destacado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Curso de Mestrado em Direito e na graduação do Curso de Direito da UNI7.

Compõe-se de textos de diversos autores do Brasil e do exterior, professores consagrados, jovens professores e estudantes, membros do grupo e convidados, convocados amplamente por meio de edital.

O livro se desenvolve em dois vetores básicos, o pensamento complexo
e a transdisciplinaridade, que perpassam todos os textos, evidenciando a sua
atualidade e importância. Os artigos são distribuídos entre os três eixos temáticos em que a obra se divide: (i) Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade, (ii) Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental e (iii) Complexidade e Ensino Jurídico.

Autor: grupoecomplex

O Grupo de Estudos “ECOMPLEX: Direito, Complexidade e Meio Ambiente” lançou edital para seleção de membros. O ECOMPLEX é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Germana Belchior e possui as seguintes linhas de pesquisa: Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade: busca investigar acerca do pensamento complexo e suas consequências para o conhecimento científico do Direito e o diálogo de saberes. Tem como pergunta de partida: Como e em que medida o pensamento complexo influencia os saberes no Direito? Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental: pretende investigar como o Direito Ambiental influencia a formação de uma nova epistemologia jurídica sob a óptica do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Quais são os fundamentos de uma epistemologia jurídico-ambiental? Complexidade e Ensino Jurídico: intenta investigar sobre a necessidade premente de transformações no ensino jurídico em virtude do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Qual é a repercussão do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s