O Grupo

2018.1 - Encontro 01

OBJETIVOS
a) Desenvolver pesquisa sobre Direito, Complexidade e Meio Ambiente, pautado na transdisciplinaridade e dividido, a cada semestre, em diversas linhas de pesquisa oriundas da ementa de conteúdo programático do grupo;
b) Estimular a publicação de trabalhos e a participação em eventos jurídicos;
c) Fortalecer o intercâmbio acadêmico entre estudantes da graduação e da pós-graduação;
d) Fortalecer o diálogo com outras áreas de saberes e com outras instituições.

LINHAS DE PESQUISA:
I – Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade: busca investigar acerca do pensamento complexo e suas consequências para o conhecimento científico do Direito e o diálogo de saberes. Tem como pergunta de partida: Como e em que medida o pensamento complexo influencia os saberes no Direito?

II – Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental: pretende investigar como o Direito Ambiental influencia a formação de uma nova epistemologia jurídica sob a óptica do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Quais são os fundamentos de uma epistemologia jurídico-ambiental?

III – Complexidade e Ensino Jurídico: intenta investigar sobre a necessidade premente de
transformações no ensino jurídico em virtude do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Qual é a repercussão do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito?

DOCENTE:
Profa. Dra. Germana Parente Neiva Belchior
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9420381711392213
E-mail: germana_belchior@yahoo.com.br / germana.belchior@uni7setembro.edu.br

Coordenação Adjunta
Iasna Chaves Viana (Mestra pelo PPGD/Uni7)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9861357130468504
E-mail: iasnaviana@yahoo.com.br

METODOLOGIA

Os encontros do grupo serão mensais e consistem no diálogo e discussão dos textos selecionados para o semestre por meio de roda de conversa. Os referidos textos deverão ser lidos previamente por todos participantes para o enriquecimento dos debates e das indagações formuladas individualmente por cada um para serem levantadas ao longo das reuniões. Em cada seminário, serão indicados coordenadores, encarregados de expor e administrar os debates, e um relator, responsável por anotar e sistematizar o conteúdo apresentado e os debates realizados, bem como o momento lúdico, ocasião em que será feita uma vivência em relação ao tema do texto. Como a temática do semestre é Direito e Transdisciplinaridade, poderá ser convidado algum pesquisador / profissional de outra área do conhecimento para dialogar com o grupo.
Cada encontro se divide em quatro etapas. No início, será feita uma breve leitura do relatório do encontro anterior (cujo modelo será disponibilizado pela docente coordenadora), como forma de resumir e informar o desenvolvimento dos estudos. Em seguida, os coordenadores explanam o texto escolhido para o seminário marcado, ocasião em que serão levantadas as perguntas dos participantes para debates. O terceiro momento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de artigos. Nele, os membros do grupo, em cada seminário ao longo do semestre, irão expor a problematização do seu tema de pesquisa; nas reuniões seguintes, os elementos do projeto do artigo a ser  desenvolvido, para, no último encontro do semestre, apresentarem a primeira versão do
trabalho. Essa proposta se justifica como forma de fazer com que os pesquisadores  possam aprimorar suas pesquisas, ouvir opiniões dos colegas, trocar ideias e delimitar o objeto de estudo. Os trabalhos desenvolvidos servirão, ainda, para integrar a produção do grupo e dos participantes.
Finalizadas todas as colocações, nos últimos 15 minutos, o lúdico poderá ser música, poesia, dinâmica, brincadeira, ou seja, uma vivência que fortaleça a interação dos membros com a temática do seminário, estimulando uma abordagem transdisciplinar.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: