Chamada de Trabalhos Científicos

Em 2020, o grupo de estudos e pesquisa Ecomplex completa 4 anos de atividades dedicadas a contribuir com a construção da pesquisa e do estudo em Direito, Complexidade e Meio Ambiente, propiciando à comunidade acadêmica a formalização de projetos de pesquisa, o estímulo à produção, apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos.

A reflexão sobre os diversos temas ligados a Direito, Complexidade e Meio Ambiente, pautado na transdisciplinaridade e dividido nas três linhas de pesquisa oriundas da ementa de conteúdo programático do grupo, visam a estimular a publicação de trabalhos e a participação em eventos jurídicos, como também fortalecer o intercâmbio acadêmico entre estudantes da graduação e da pós-graduação e, ainda, incrementar o diálogo com outras áreas de saberes e com outras instituições.

Nesse sentido, o presente livro pretende oportunizar compartilhamento de experiências e saberes, encontrar novos caminhos, ou revisitar e atualizar institutos jurídicos para a consolidação de conhecimento alinhado às realidades enfrentadas pelos construtores do direito. A elaboração do conhecimento jurídico pela complexidade passa pela compreensão que o direito não é área isolada, mas faz parte da teia de saberes para análise e enfrentamento dos desafios atuais e emergenciais da sociedade, nas suas variadas vertentes.

Os eixos temáticos são:

1) Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade
2) Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental
3) Complexidade e Ensino Jurídico

Confira o edital.

Envio dos trabalhos: até 07 de junho de 2020.

Os trabalhos devem ser remetidos por meio eletrônico, em formato PDF e em arquivo editável, ao e-mail grupoecomplex@gmail.com.

Autor: grupoecomplex

O Grupo de Estudos “ECOMPLEX: Direito, Complexidade e Meio Ambiente” lançou edital para seleção de membros. O ECOMPLEX é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Germana Belchior e possui as seguintes linhas de pesquisa: Pensamento Complexo, Direito e Transdisciplinaridade: busca investigar acerca do pensamento complexo e suas consequências para o conhecimento científico do Direito e o diálogo de saberes. Tem como pergunta de partida: Como e em que medida o pensamento complexo influencia os saberes no Direito? Complexidade, Epistemologia e Direito Ambiental: pretende investigar como o Direito Ambiental influencia a formação de uma nova epistemologia jurídica sob a óptica do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Quais são os fundamentos de uma epistemologia jurídico-ambiental? Complexidade e Ensino Jurídico: intenta investigar sobre a necessidade premente de transformações no ensino jurídico em virtude do pensamento complexo. Tem como pergunta de partida: Qual é a repercussão do pensamento complexo no ensino jurídico e, consequentemente, na formação de futuros profissionais do Direito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: